A Árvore Tutoria Educacional é uma empresa fruto da união de professores e coordenadores de colégios, faculdades e universidades da cidade de São Paulo. Tais profissionais da área de educação, formados em renomadas instituições de ensino superior do Brasil, formam uma equipe multidisciplinar preocupada em formar alunos autônomos e que queiram alcançar resultados significativos. Para isso, atendemos alunos do ensino fundamental a pós-graduação através de aulas particulares em suas residências, empresas ou locais escolhidos pelo estudante, para sua maior comodidade.
Como Tutores Educacionais, além de lecionarmos aulas particulares das disciplinas que o aluno necessita, também o assessoramos na confecção de trabalhos escolares e acadêmicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de pós-graduação e Aulas de Reforço Escolar Emergencial.

domingo, 30 de outubro de 2011

Recuperação..... E agora?

Hoje as crianças e adolescentes se envolvem com diversas opções de atrativos e acabam se esquecendo das obrigações escolares. Quando as obrigações escolares não são cumpridas, o aluno compromete sua aprendizagem não conseguindo atingir uma média legal para passar de ano. Para muitos, a recuperação é castigo de professor e uma forma de prendê-los na escola, mas, na verdade a recuperação é uma chance de esclarecer dúvidas com o professor, aprender o que foi deixado passar e de ter uma nova avaliação a fim de poder passar de ano. É um momento de estudo específico para estudar somente as matérias que foram de difícil entendimento.
Existem dois métodos de recuperação:
Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.
Recuperação Paralela: É realizada no final de cada semestre onde o aluno recebe junto com o boletim um plano de estudo para ser realizado em julho e depois em dezembro com um plano de estudo anual. Após o término dessas aulas, o aluno fará uma prova a respeito do conteúdo dado no plano de estudo específico e será aprovado se conseguir atingir a nota necessária.
Apesar de parecer ruim, a recuperação é uma excelente chance para aqueles que tiveram dificuldade durante o ano letivo para compreender determinados tópicos em diferentes matérias. É uma forma de esforçar e aproveitar o tempo perdido no decorrer do ano. Para os que ficaram para recuperação, o melhor a se fazer é estudar e garantir o próximo ano em outra série com outras matérias, outros professores, outros alunos, talvez outra escola... Algumas dicas para memorizar e aprender mais:
- Esteja relaxado para começar os estudos, pois se estiver ansioso não conseguirá aprender;
- Marque no texto as palavras que julga importante;
- A cada seis minutos levante-se e fale com alguém ou tome um copo com água para relaxar e não sobrecarregar o cérebro;
- Não se preocupe em memorizar, apenas leia e circule palavras importantes;
- Pare a cada meia-hora e relaxe;
- Volte aos estudos lendo as palavras circuladas;
- Faça uma espécie de mapa e cole na mesa ou na parede;
- Sempre passe pelo mapa e dê uma olhada;
- Estude somente duas horas, pois o cérebro sobrecarregado não funciona tão bem;
- Se necessário for estudar mais de duas horas, pare por 15 minutos e tome um suco, converse e relaxe. 

Texto retirado de: http://www.brasilescola.com/educacao/recuperacao-escolar.htm

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O professor é um orientador, não um "ensinador"!

O homem é um ser participativo. Aprende com suas vivências e seus desacordos em relação a realidade que o rodeia. Com relação a isso, Galileu Galilei um dia escreveu:

"Não se pode ensinar nada a um homem;
só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si."

O professor não é o senhor do conhecimento. Ele não é o conhecedor sobre um determinado assunto. O professor é aquele que orienta seu aluno, tutora seus estudos e ajuda-o a conseguir entender as respostas que encontrou, para resolução de problemas. O professor e o aluno devem estar em sitonia e com um único objetivo mútuo: o processo ensino-aprendizagem!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Para conhecer, é preciso participar!!

O conhecimento é resultado de um número enorme de fatores. Dentre eles podemos citar a participação. Como assim, participação?
Leia com atenção a frase dita pelo intelectual da educação brasileira, Paulo Freire:

"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer."

Na gramática de nossa língua, o sujeito é sempre aquele que participa da ação, que faz com que a ação dada pelo verbo ocorra. E o objeto é aquilo ou aquele que sofrerá a ação do sujeito. Ou seja, segundo Paulo Freire, o ato de conhecer é fruto da ação participativa daquele que quer conhecer e somente enquanto agente participativo, é que o homem conhece.
Criando um paralelo com o mundo da educação, podemos afirmar que o professor e o aluno são sujeitos da ação "conhecer". Portanto ambos, necessariamente, precisam estar convictos de que somente com a participação mútua no ato de conhecer, é que o processo ensino-aprendizagem irá se estabelecer na relação professor-aluno.